top of page

SOBRE HIPNOSE ERICKSONIANA

É chamada de hipnose ericksoniana uma maneira de utilizar a hipnose decorrente dos princípios desenvolvidos pelo psiquiatra norte americano Milton Erickson (1901-1980), que foi responsável por resgatar e revolucionar o seu uso clínico terapêutico com um approach estratégico voltado para o desenvolvimento dos recursos e potencialidades das pessoas. Teve grandes limitações físicas durante a sua vida, contraiu pólio com 17, tinha visão e movimentos limitados também, que certamente contribuíram para o desenvolvimento de um entendimento profundo do funcionamento do corpo e mente, consciente e inconsciente.

A prática ericksoniana utiliza de forma criativa a comunicação respeitando sempre as singularidades e particularidades de cada um. 
 

erickson muletas.jpg
erickson dicionário.jpg

Considerado um mestre na arte de comunicar, Milton Erickson considerava a hipnose basicamente de duas formas. Primeiro, como um processo natural da vida cotidiana, onde as pessoas vivenciariam o transe todos os dias. Para ele, enquanto uma parte da mente se concentrava numa atividade específica (como dirigir, cozinhar, assistir TV), a outra poderia desenvolver processos inteiramente distintos. Daí porque às vezes a pessoa parece estar longe em seus pensamentos, embora esteja realizando uma atividade. Esse conjunto de processos e aprendizados naturais pode, segundo Erickson, ser usado de forma terapêutica. Em segundo lugar, como uma forma de se comunicar, de transmitir mensagens entre as pessoas que quando interagem influenciam-se mutuamente, contribuindo para a criação de realidades psíquicas de diferentes formas.

​

Hipnose é sempre terapia?

Não, nem sempre, ela pode ser usada para diversos fins como pesquisa, intervenções médicas, demonstrações didáticas e terapia. Para que a hipnose se torne um processo terapêutico é necessário que o contexto seja o de terapia e que o profissional em questão possua formação específica para isso.

Ela resolve qualquer problema?

Não, é importante entender que a hipnose é um procedimento técnico como outro qualquer. Apesar de sua eficiência, não é possível dizer que ela resolve qualquer problema, pois não existe qualquer procedimento terapêutico conhecido que seja assim, já que, para que um sucesso terapêutico se concretize, existem muitos fatores além da técnica que devem ser considerados.

erickson velho.jpg
bottom of page